VÍDEO: educador é gravado ameaçando aluno dentro de escola pública no DF
29/04/2025
(Foto: Reprodução) Homem diz que vai 'cortar pescoço' do estudante. Segundo testemunhas, discussão começou após adolescente assoviar no corredor. Secretaria de Educação informou que funcionário foi demitido. Monitor é gravado ameaçando aluno dentro de escola pública do DF
Um educador social voluntário foi flagrado ameaçando um aluno dentro do Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, na Candangolândia, no Distrito Federal. O caso aconteceu nesta terça-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
No vídeo é possível ouvir quando o homem disse que iria "cortar o pescoço" do estudante caso o encontrasse fora da escola (veja vídeo acima).
“Você vai ver o que eu vou fazer contigo lá fora quando eu te pegar fora dessa escola eu corto seu pescoço. Você está achando que sou moleque?”, diz o educador social voluntário.
De acordo com a Secretaria de Educação do DF, o funcionário "foi desligado após o ocorrido" (veja nota completa abaixo). Testemunhas contaram, inicialmente, que o homem era um monitor, mas ele é um educador social voluntário (entenda abaixo). Além disso, afirmaram que a confusão começou depois que o aluno assoviou no corredor da escola.
O educador social voluntário não gostou da atitude e teria ido tirar satisfações. Em seguida, passou a gritar e ameaçar o adolescente.
Em nota, a Secretaria de Educação disse ainda que os responsáveis pelo estudante envolvido foram notificados.
Monitor é gravado ameaçando aluno dentro de escola pública do DF
TV Globo/Reprodução
Em nota enviada ao g1, o Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional de Suporte Operacional, Administrativo e Pedagógico no Âmbito da Rede Pública de Ensino da Educação Básica e Superior do Distrito Federal (SAE-DF), explica o que é um educador social voluntário e a diferença com o cargo de monitor escolar.
Educador social voluntário: atua de forma voluntária nas escolas públicas, sem vínculo empregatício com o Governo do Distrito Federal, sendo selecionados por meio de processos conduzidos pela SEEDF. Suas atividades incluem apoio a ações de educação integral e suporte a estudantes com deficiência, entre outras, recebendo um ressarcimento por turno trabalhado exclusivamente para cobrir despesas de alimentação e transporte.
Monitor escolar: servidor concursado, integrante da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). Suas funções são regulamentadas por legislação específica e exigem formação e habilitação profissional.
O que diz a Secretaria de Educação
"A Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante esclarece que a situação relatada no vídeo no Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek ocorreu na última sexta-feira (25).
O desentendimento ocorreu entre um estudante e um Educador Social Voluntário (ESV). Diante do fato, a equipe gestora do CEM JK, após orientações da CRE do Núcleo Bandeirante, providenciou o desligamento imediato do ESV. Além disso, os responsáveis pelo estudante envolvido foram acionados e a escola permanece à disposição para oferecer o apoio necessário na condução do ocorrido.
A SEEDF repudia fortemente qualquer forma de violência nas escolas da rede pública de ensino, e reforça seu compromisso com a construção de um ambiente escolar seguro, ético e acolhedor para todos os estudantes."
LEIA TAMBÉM:
TARIFA CEMITÉRIOS: reajuste de 5% nas tarifas de serviços funerários e de cemitérios provoca reclamações no DF
AUMENTO: conta de água fica 9,86% mais cara a partir de 1° de junho no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.